Dezo Mota

No comment yet


UM FILHO DA BAHIA E AFILHADO DO RIO: DEZO MOTA É UM BAIANO-CARIOCA!

Por Jefferson Cruz
Foto Guilherme Viotti

Como diria nosso ilustre baiano Dorival Caymmi “Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia...”, e nessa mesma melodia de saudade o cantor Dezo Mota mostra que todo bom filho a terra retorna. O cantor nascido em Feira de Santana foi morar no Rio de Janeiro há 16 anos, mais precisamente em 1995, e desde então traça a sua carreira artística na terra carioca, mas sempre manifestando seu amor pela Bahia através de canções de grandes cantores baianos, principalmente Caetano Veloso. Dezo tem um estilo despojado e pueril com uma performance de palco carregada de dramaturgia e intimidade com o público. Ao assistir seus vídeos no canal de difusão videográfica www.youtube/dezomota.com podemos perceber o sangue baiano nas veias do artista no carisma e na malemolência, que também tem herança carioca. Dezo é um baiano que “muita sorte tem, muita sorte teve, muita terá” e vem a Bahia apresentar-se em Feira de Santana e Salvador e divulgar seu novo CD Tempo do Tempo. Enquanto isso, os conterrâneos podem apreciar seu trabalho no http://www.myspace.com/dezomota

Dezo entrou em contato com a Hessel Produções, onde eu trabalho, e começamos uma parceria para realização do seu show em Feira de Santana e Salvador. Aqui vai a nossa conversa:

Jefferson Cruz (JC) – Como você define o seu estilo musical?

Dezo Mota
– Costumo me definir como um artista que canta musica brasileira e que pode um dia cantar um forró, um bolero, samba, funk, reggae...

(JC) – Trajetória artística: Você chegou a iniciar sua carreira artística na Bahia? Quando e o que o levou a mudar-se para o Rio de Janeiro?

Dezo Mota –
sim, iniciei em Feira de Santana fazendo shows em bares, teatros e até em terreiro de candomblé (rs). Em 1995 tomei a decisão de morar no Rio de Janeiro em busca de uma experiência mais ampla já que naquela época a musica baiana não tinha tanto espaço ao contrario de hoje que se tornou um grande mercado da música no mundo.

(JC) – Quais artistas cariocas e baianos influenciam no seu trabalho? Quais outras influências musicais?

Dezo Mota –
Musica Popular Brasileira!!!!!!! Tudo que tenha som, tudo que seja música, mas sobre tudo, todo o repertório do CAZUZA e CAETANO VELOSO. Cazuza trouxe o estilo e inspiração mostrando o meu caminho musical. Sempre ouvi de tudo, cresci ouvindo muita música romântica, bolero, seresta, muito xote, muito forró, toada, reggae... e me lembro bastante dos cantores; Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Maysa, Jessé, Dolores Duran, Agnaldo Timoteo, Angela Maria, Roberto Carlos, Bob Marley...

(JC) – Durante o tempo de moradia no Rio, quantas vezes você apresentou-se na Bahia? Qual parte é Bahia e Rio de Janeiro na sua formação cultural?

Dezo Mota – Durante todos esses quase 16 anos que estou no Rio eu não me apresentei nenhuma vez na Bahia.
Minha formação cultural é Bahia total, claro!! Tenho muito orgulho de ser baiano e até hoje gosto demais de sua musica, do samba reggae, do toque da percussão Baiana...

(JC) – Já se apresentou em algum projeto artístico no exterior? Como foi, e caso não, planeja realizar (onde)?

Dezo Mota –
ainda não tive a oportunidade. Existe uma possibilidade em Buenos Aires em abril 2011.

(JC) – Como você avalia o desenvolvimento do mercado da música no Rio de Janeiro? As oportunidades de crescimento e projeção são mais dinâmicas que a Bahia?

Dezo Mota –
O Rio tem uma riqueza de talentos imensa e são muitos artistas maravilhosos. Aqui o acesso a influencia da musica no mundo é farta, mas em minha opinião ainda falta oportunidades. Hoje eu vejo mais dinamismo na musica baiana, vejo mais oportunidades e o mercado cresce cada dia mais. A Bahia respira musica.

(JC) – Quais as dificuldades de um artista de MPB, que está no começo da carreira, no Rio de Janeiro?

Dezo Mota –
A falta de oportunidade. Em Salvador em quase todo o canto tem musica ao vivo. Acho que falta mais espaço onde o artista que está em começo de carreira possa se apresentar.

(JC) – Sobre o CD Tempo do Tempo: Inspirações, equipe técnica, concepções artísticas e os principais objetivos.

Dezo Mota –
TEMPO DO TEMPO é a maior prova de que todos nós estamos sujeitos aos caprichos do tempo no espaço, no mesmo ar e no mesmo vento... O resultado desse trabalho é assim... a resposta de minha maior provação... Sempre quis tudo muito rápido... Foram mais de dois anos lapidando, vencendo obstáculos, vencendo minha ansiedade e esperando muito por esse dia, um dos mais felizes. Não houve uma grande pesquisa para o repertório desse CD. Eu e Gui (Guilherme Viotti) juntamos algumas poucas opções e a minha vontade de gravar logo e em seguida convidei MM (Marcio Meirelles) para fazer os arranjos e que também abraçou o projeto e terminou se envolvendo por completo. A partir daí não tive muitos motivos com que me preocupasse, pois se trata de um trabalho experimental, a meu ver, por que só assim saberei realmente o rumo que tomará a minha musica...

Ficha Técnica:

Formação -

Dezo Mota (voz e backing)
Marcio MM Meirelles (guitarras, violões, teclados e programações de cordas)
Osiel Braga (trompete)
Samir Oliveira (sax alto)
Everton Trindade (trombone)
Pedro Moraez (baixo)
Guilherme Viotti (bateria)

Projeto CD -

Direção Geral - Guilherme viotti e Dezo Motta
Direção Artística - Guilherme Viotti
Produção Executiva - Dezo Mota
Produção Musical - Marcio MM Meirelles E Guilherme Viotti
Design Gráfico - Eduardo P.B.L Moreira
Foto de Capa - Paula Kossatz
Fotos - Guilherme Viotti.

Gravação -
Baixo e bateria gravados no Estúdio Lontra
Metais gravados no Estúdio Sala de Som
Gravação E Mixagem - Estúdio Azul
Masterização - Estúdio Vizom
Mixagem - Marcio Mm Meirelles

Outros/Estética -
Cabelo e Maquiagem - Uirandê Holanda
Figurino - Uirandê Holanda

O objetivo e levar esse cd para todos lugares divulgando o minha musica.

(JC) – Como surgiu essa parceria entre você, o diretor artístico e batera Guilherme Viotti e o produtor musical, guitarrista e multi instrumentista Marcio MM Meirelles?

Dezo Mota –
O Guilherme Viotti é filho da atriz Francoise Forton uma pessoa queridíssima, através dela ele trabalhamos juntos na produtora de teatro que trabalho. A partir daí criamos uma amizade. Ele foi o cara que acreditou e comprou minha idéia. Esse Cd é um projeto nosso. O Guilherme é um cara do tipo que existem poucos nesse mundo. Inteligente, criativo, excelente produtor e musico.

MM (Marcio MM Meirelles) é meu diretor musical, grande instrumentista, musico detalhista e refinado que eu tenho a honra de trabalhar. Conheço ha pelo menos uns 6 anos. Confio demais. Meu primeiro show com ele foi em CAETANEANDO em que eu cantava musicas do Caetano Veloso. De lá pra cá todos os meus shows são sob o comando dele.

(JC) – Expectativas: O que passa pela sua cabeça e coração nessa turnê a sua cidade natal, Feira de Santana e à nossa capital baiana?

Dezo Mota –
A muito tempo meus amigos me cobram a apresentação do meu show em Salvador. Tenho uma expectativa muito boa, muita saudade de cantar para meus conterrâneos. É certeza de que vou me emocionar muito. Em Feira de Santana, vou pisar no palco em que apresentei o meu primeiro show e ainda terei a participação do meu amigo de infância MILTON MACIEL que também é cantor.

Postar um comentário