Maurício Araponga (dança)

No comment yet



QUAL O PAPEL DO PERSONAL DE DANÇA? QUEM ME RESPONDE É MAURÍCIO ARAPONGA, UM PROFISSIONAL NOTA 10!

Por Jefferson Cruz
Foto Jefferson Cruz

Maurício Araponga é formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB) e formado em Educação Física em Licenciatura na Faculdade Social da Bahia. É professor de ritmos da Faculdade Livre da Terceira Idade, Professor de Ritmos Baianos, Forró Pé-de-Serra e Universitário da academia Espaço 10, além de empreender seu próprio negócio com uma academia de ritmos. Premiado 2º lugar em coreografia no concurso da FUNCEB, melhor coreografia da terceira idade em 2008 e 2009 entre outras atividades e ações que o qualifica no grupo dos mais conceituados profissionais de dança de Salvador – fonte diversificada de talentos.

Em entrevista, Maurício fala sobre sua carreira, o papel do profissional da dança e suas metas, num papo descontraído comigo, através do Oxente Salvador.

Jefferson Cruz (JC) – Quem são os artistas conhecidos que você já coreografou?

Maurício - Já
coreografei para o grupo Cozido, que influenciaram muito no swingue baiano em salvador. Coreografei para banda de Axé e Afro Contemporâneo “Marimbada”; Elane Fernandes que atualmente faz carreira solo; Araketu e Cheiro de Amor, onde eu também fui dançarino.

(JC) - Quanto tempo você tem de carreira e como você descobriu a dança como profissionalismo?

Maurício -
Tenho treze anos de dança, e comecei, na área da música mesmo, porém cantando na banda búzios. A questão é que eu dançava mais que cantava, e era sempre chamado a atenção pelo produtor (risos). Depois fui chamado pra uma companhia de teatro do Bomfim, do qual eu fiquei afinado numa cena de dança e no final de um dos espetáculos, fui chamado pra fazer parte da companhia de dança do SESI na Companhia Passos. Lá conheci Ozana Zay que hoje esta na Espanha, e foi responsável que me engatilhou nessa vida desde então, e que me incentivou a fazer testes para a Escola de Dança da Bahia. Logo nos primeiros anos já fui chamado pra dançar com várias bandas, companhias grandes de dança, apresentando diversas vezes no TCA... Dancei na Companhia Interarte de onde saiu Emanuelle Araujo, Aline rosa, Daniela Mercury e Larissa luz do Araketu. Passei uns sete anos nessa companhia.

(JC) - Desde quando você estuda e trabalha com profissional de dança? E quais as modalidades que mais se identifica?

Maurício -
Minha praia é o Moderno Contemporâneo, porém sou sempre solicitado para coreografar axé, pagode e vertentes baianas, que é a preferência da maioria do público. Mas faço muito Xaxado, Moderno, Contemporâneo de Orixás, inclusive esse final de ano participo pela terceira vez de um espetáculo nessa temática, do qual já fui premiado nas edições anteriores. Dessa estamos montando uma homenagem ao Ilê Aiyê, ao bloco afro, homenagem a Oxum e Yemanjá com musicas de Clara Nunes, Olodum com o “Canto ao Pescador” na gravação de Aline rosa.

(JC) - Em casa e nos momento de lazer, o que toca no seu rádio?

Maurício -
Prefiro ouvir uma MPB, músicas com sons da natureza, isso me relaxa, são musicas que abrem nossa mente, importante para o processo criativo fluir além de servir para a própria vida no sentido geral.

(JC) – Qual o feedback dos seus alunos e o público que você mais gosta de trabalhar?

Maurício -
Tive alunos que já se transformou em professor, entre elas Juliana, professora da academia UEL e outros que fazem questão de fazer minha aula e eu me sinto feliz com isso, pois é uma forma de feedback além dos agradecimentos e elogios no final de cada aula. Bom, gosto muito dos grupos da terceira idade, pois são um publico muito fiel, eles focam mais no bem estar, na interação entre si. Na terceira idade o propósito real da dança fica mais nítido. Elas mostram mesmo que é uma forma de terapia e algumas já vieram a comentar que se sentiam deprimidas. Então eu aconselho, e passo aquele ânimo que elas precisam ouvir e no final da aula percebo a mudança no semblante. Isso é muito gratificante!

(JC) – Qual a importância do feed back do aluno para o personal de dança e para a empresa? Qual o papel do professor na relação aluno e empresa?

Maurício -
Quando o aluno fala do carisma do professor ou até mesmo sua freqüência, disposição na aula, o sorriso, o andamento das aulas, tudo é um retorno da qualidade. O professor é um amigo do aluno, um psicólogo, e não meramente técnico... O que importa é incorporar esse espírito e proporcionar o bem estar ao aluno. Nosso papel é também mudar as pessoas.


(JC) – Há 10 anos você presta seus serviços de instrutor de dança na Academia Espaço 10. Justifique a escolha desta empresa para construir sua carreira?

Maurício -
Aprendi muito com a academia Espaço 10. É uma empresa que busca a renovação do profissional, indicando os caminhos que o profissional deve seguir. É um lado maravilhoso de dar o valor técnico do profissional, e lógico, este deve chegar junto, mostrando empenho, e resultados. É esse retorno que faz a academia ter um excelente corpo de trabalho!

(JC) – Que hits você aposta para o carnaval 2011?

Maurício -
A musicalidade baiana cresce a cada momento, o baiano é muito criativo, principalmente para a percussão. É cedo para apostar, mas acredito que a musica esta indo mais pra essa mistura do pop, groove, pagode e hip hop como a Claudia Leitte, o Edcity. Os baianos são bem receptivos para a mistura, e temos que saber valorizar isso, principalmente nas mensagens que as letras comunicam, pois algumas têm uma apelação negativa que impacta negativamente até no desenvolvimento das crianças. As letras do Edcity são um exemplo dessa mudança positiva.

(JC) – E as metas? O que você deseja como realização profissional?

Maurício -
Estou cursando Fisioterapia que irá agregar muito à mina carreira. Quero investir mais no crescimento de infra-estrutura da minha academia, com ênfase no aeróbico, da dança como social entre os alunos, fazer uma escola especifica de danças com todas as modalidades... Por incrível que pareça, acho que Salvador está precisando de uma escola com diversos ritmos, formando alunos para Afro, Salão, Ritmo Baiano, dança do Ventre, etc, contando com o condicionamento físico.

(JC) – Deixe seu convite!

Maurício -
Bom, venham aprender a dançar, experimentar essa sensação de alívio, de melhoria no seu humor, redução do stress... Venham fazer amizade, rir e muito mais! Meu espaço é humilde e de braços abertos como eu. Estou na academia Espaço 10 e na minha academia também, todos os dias, de braços abertos!


Academia Espaço 10 (Piedade):

Segundas: 18h10 às 19h / Quartas 20h10 às 21h / Sextas 19h10 às 21h

Endereço: Rua Coqueiros da Piedade, n.º 8 - Piedade (ao lado do Shopping Center Lapa, acesso principal à Estação da Lapa). Tel: (71) 3329-7710 Fax: (71) 3329-5474

Academia Maurício Araponga:

Segundas:
15h10 (Ritmos terceira idade) / 16h10 (Dança de Salão) / 17h10 (GAP*) / 19h10 (Ritmos)
Quartas: 15h10 (Ritmos terceira idade) / 16h10 (Dança de Salão) / 17h10 (Power Trainer) / 18h10 (Ritmos Dançantes) / 19h10 (Alongamento)
Sextas: 15h10 (Dança Afro baiana) / 16h10 (Dança de Salão) / 17h10 (Aero Box) / 18h10 (Ritmos Dançantes)
Sábados: 9h10 (Ritmos Dançantes)

Endereço: Avenida Sete de Setembro – 818, 3º andar, Mercês (em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário). Tel: (71) 3487-3031 / 87136071 mamaudance@hotmail.com

Postar um comentário