Joseph Tourton banda

No comment yet


JOVENS MÚSICOS MOSTRAM QUE TALENTO É UM DOM!

Por Jefferson Cruz
Foto Flora Pimentel

A Banda de Joseph Tourton é uma das mais novas e significativas bandas de uma nova geração do cenário musical pernambucano. Se pudéssemos rotular o estilo musical da banda, com certeza não poderia ser considerado a tradição do território pernambucano e nem seu oposto – a desconstrução. Liberdade e elegância arejada são os sinônimos da Joseph Tourton, formada pelo quarteto de jovens músicos: Diogo Guedes – 21 anos (Guitarra e efeitos), Gabriel Izidoro – 19 anos (Guitarra, escaleta e flauta transversal), Rafael Gadelha - 20 anos (Baixo) e Pedro Bandeira – 19 anos (Bateria).

Em setembro de 2008, o grupo fez sua grande estréia ao vivo no festival No Ar Coquetel Molotov no Recife, reapresentando esse ano e pela primeira vez no Molotov etapa Salvador. A banda mostrou ao público sua música instrumental nada convencional, combinando guitarras pesadas e delays mirabolantes a samples eletrônicos e elementos suaves como flauta e escaleta, sintetizando uma verdadeira turbulência de sensações sonoras.

A Banda de Joseph Tourton já está com seu disco prontinho, co-produzido por Felipe S e Marcelo Machado, ambos da banda Mombojó. Na oportunidade, a banda bateu um papo com o Oxente Salvador, e falou sobre essa decolagem da Joseph Tourton!




Jefferson Cruz (JC) – De onde vem esse nome? Quem é Joseph Tourton e a relação simbólica com a banda?

Diogo Guedes –
Quando nós começamos a tocar juntos, os ensaios rolavam sempre na casa da galera. A casa de Gabriel, que ficava na Rua Joseph Turton sediou algumas dessas Jam Sessions. Nós apelidamos de A Banda de Joseph Tourton meio que por ser o nome mais absurdo que conseguimos pensar. Por falta de idéias melhores, acabou ficando ele mesmo. Nosso Joseph Tourton é um aviador que viajou muito. São muitas histórias.

(JC) – Quais atividades paralelas à banda vocês conciliam ou estão dedicados exclusivamente?

Gabriel Izidoro –
A vida da gente é uma doidera.Você precisa de algum serviço? Temos roadies, técnicos de som, técnicos de gravação, assessoria de imprensa e um ator. Mas a atividade principal de todos é a banda. Inclusive as faculdades estão sendo deixadas aos poucos, à medida que ser músico toma cada vez mais nosso tempo, e isso é ótimo.


(JC) –Quais as influências musicais da banda e como começou esse processo de divulgação das experimentações de vocês na internet? Vocês tinham idéia desse retorno e prestígio das pessoas? Vocês já sabiam que são bons?

Banda Joseph Tourton –
As influências vêm de todos os cantos. Gostamos de música jamaicana, hardcore, brega, rock n’ roll, lulu santos, guitarradas do Pará, frevo...Quando a gente começou a gravar nosso material, a idéia era conseguir tocar num cineclube que rolava aqui em Recife, que sempre rolava uma bandinha legal depois dos filmes e tal. Só decidimos tocar a coisa pra frente, fazer um EP físico, myspace, etc, quando decidimos nos inscrever pra tocar num festival que rola todo ano por aqui.

A gente não tinha a menor idéia que íamos ter um retorno tão positivo, vista principalmente na internet. Não é a toa que em setembro de 2008, comentaram sobre nosso myspace na comunidade do Coquetel Molotov e fomos convidados pela produção para fazer nosso primeiro show no festival. Desde lá não paramos.

(JC) –Todos da banda tiverem experiências musicas na tradição do instrumental pernambucano ou realizaram pesquisas musicais para a formação da banda? Como vocês definem o estilo musical da Joseph Tourton?

Gabriel Izidoro –
Essa é a nossa primeira banda instrumental. É rock, assim, meio instrumental.

(JC) –Quanto tempo de estudo cada uma de vocês dedicaram em seus instrumentos de trabalho?

Rafael Gadelha –
Todos nós tocamos desde muito novos. Cada um deve ter aproximadamente uns 9 anos de música.

(JC) –Como está o projeto do CD?

Pedro Bandeira –
O CD foi finalizado e os shows que estamos fazendo pelo Brasil são de lançamento dele.

(JC) –Já conheciam a Bahia?

Rafael Gadelha –
Estivemos na Bahia há um mês exatamente. Tocamos no Jazz no Pelô. Achamos Salvador um lugar maravilhoso, mas o aeroporto é muito longe!

(JC) –Exceto o midiatizado axé music e vertentes, vocês já ouviram ou conheceram outras bandas baianos?

Banda Joseph Tourton –
Gostamos de Lucas Santtana, Retrofoguetes, Baiana System...

Postar um comentário